Gerador de energia: o que é e por que ter em seu condomínio? - Exkalla
Gerador de energia

Gerador de energia: o que é e por que ter em seu condomínio?

Ficar sem energia elétrica é uma situação bastante incômoda e pode se agravar quando pensamos em um condomínio residencial. As áreas comuns ficam sem luz, o elevador pode não funcionar e até mesmo os portões de entrada e saída acabam ficando sem operação, ou seja, toda a rotina do condomínio para. 

Essa situação também se estende aos apartamentos. Sem energia elétrica, o morador deve subir vários lances de escada para chegar a sua unidade, e as tarefas do dia a dia acabam sendo prejudicadas, uma vez que, sem luz, não é possível executar parte delas e alimentos presentes na geladeira podem estragar. 

Esse tipo de situação pode ser evitado por meio do uso de um gerador de energia, que, em alguns casos, além de abastecer o condomínio, sustenta também os apartamentos, proporcionando maior comodidade e segurança aos moradores.

O que é um gerador de energia?

Gerador de energia a diesel

Gerador de energia a diesel, um equipamento eficiente que garante energia por um período prolongado, mediante o abastecimento com o combustível. Fonte: Pinterest

O gerador de energia é um equipamento que converte outras formas de energia em energia elétrica. Os geradores mais comuns no mercado são de quatro tipos: térmico, químico, luminoso e mecânico.

O gerador térmico converte energia diretamente por meio do calor, gerando a energia elétrica. O gerador químico converte a energia gerada pelas reações químicas em energia elétrica, e é muito usado em escalas menores, como pilhas e baterias, pelo custo dessa tecnologia. No gerador luminoso, a irradiação solar é captada, por meio de um material semicondutor, e convertida em energia elétrica. 

Por último, o gerador mecânico utiliza energia mecânica para conversão. Essa energia pode ser gerada pelos mais diversos processos, como  combustão, força da água, força do vento, entre outros. Por conta da variedade de maneiras de converter energia, é um gerador muito utilizado no mercado para gerar energia elétrica.

Como funciona um gerador de energia?

O gerador é um equipamento essencial para os condomínios e apartamentos. De diversos tipos, consegue se adaptar às necessidades e ao espaço disponível. A Exkalla, por exemplo, vem utilizando em seus projetos os geradores de energia mecânica, que geram energia por meio da combustão do diesel.

O gerador a diesel é um equipamento muito utilizado para o abastecimento de energia em um período prolongado, já que ele consegue manter uma grande infraestrutura por horas. Ele apenas necessita de uma manutenção periódica e ser abastecido conforme as horas de utilização para continuar funcionando e transformando a energia elétrica necessária para ser distribuída às áreas do condomínio e aos apartamentos.

Um novo padrão nos empreendimentos Exkalla

Em bons condomínios é muito comum encontrar, na infraestrutura, geradores de energia, mas, em geral, os equipamentos atendem apenas as áreas comuns e, assim, a rotina do morador continua sendo prejudicada. 

Mais uma vez a Exkalla inova no pensamento, visando ao conforto dos seus clientes, com um novo projeto: que todos os seus empreendimentos tenham geradores que abasteçam tanto as áreas comuns quanto os pontos internos dos apartamentos. Assim, o morador consegue continuar com suas tarefas diárias, sem se preocupar com a queda da energia, proporcionando maior bem-estar.

Residencial Piemonte

Fachada Piemonte

Residencial Piemonte: o projeto piloto que traz os novos conceitos da Exkalla, como gerador de energia que abastece o condomínio e o interior dos apartamentos. Fonte: Exkalla

Um projeto piloto nesse novo padrão Exkalla é o Residencial Piemonte, um empreendimento de alto padrão que fornece comodidade e segurança para você e sua família. Com localização privilegiada em Santo André, o empreendimento de torre única conta com extensa área de lazer para todos aproveitarem.

Os apartamentos de 133 m² e 268 m² representam sofisticação e praticidade para o morador, com uma planta funcional que conta com elevador privativo, lavabo, três suítes e ampla área social integrada. O grande destaque do apartamento vai para algo pouco notado, mas que faz muita diferença quando pensamos no conforto. 

Cozinha do Residencial Piemonte.

Cozinha do Residencial Piemonte: o local possui alguns pontos abastecidos pelo gerador de energia a diesel, assim o morador consegue realizar suas tarefas diárias na ausência de energia elétrica. Fonte: Exkalla

O condomínio do Residencial Piemonte é equipado com um gerador de energia a diesel que não só abastece as áreas comuns como também mantém alguns pontos internos específicos do apartamento com energia.

O equipamento consegue manter funcionando, na área da cozinha, a geladeira, o aquecedor a gás e um ponto de luz e força; então, quando acabar a energia, o morador não precisa se preocupar com os alimentos e o horário das refeições.

Vantagens de ter um gerador de energia

A energia elétrica é um recurso muito utilizado e sem o qual o ser humano não consegue viver, principalmente quando consideramos toda a infraestrutura de um condomínio, como portões, elevadores, iluminação das áreas comuns, segurança e apartamentos, que utilizam e necessitam o tempo todo dessa energia. 

Com isso, percebe-se que um gerador de energia elétrica só apresenta vantagens para um dia a dia mais cômodo para todos. Confira algumas delas:

Áreas comuns abastecidas

Os elevadores do Residencial Piemonte continuam funcionando mesmo com a falta de energia. O condomínio é equipado com um gerador de energia a diesel.

Os elevadores do Residencial Piemonte continuam funcionando mesmo com a falta de energia. O condomínio é equipado com um gerador de energia a diesel, que possibilita o abastecimento de  algumas áreas. Fonte: Exkalla

Após um apagão, as áreas comuns ficam sem energia, os elevadores param de funcionar, a garagem fica sem iluminação e até os portões de entrada e saída podem parar. Com um gerador de energia isso não acontece, já que o equipamento garante o funcionamento das áreas necessárias do condomínio sem interrupções.

Conforto para o dia a dia

A falta de energia leva a uma preocupação imediata com os alimentos que estão na geladeira. Quando o projeto utiliza geradores de energia para pontos internos dos apartamentos, como é o caso da Exkalla, é possível manter seu refrigerador ligado durante o período da falta de energia, evitando que os alimentos estraguem.

O gerador que abastece o apartamento também permite que alguns pontos continuem com energia, como a iluminação e o aquecedor a gás. Assim, você consegue executar suas tarefas no momento da falta de energia, sem nem perceber o acontecimento.

A segurança continua

Portaria e os portões de entrada e saída do Residencial Piemonte.

A portaria e os portões de entrada e saída do Residencial Piemonte funcionam perfeitamente mesmo com a falta de energia por causa do gerador de energia, assim, a segurança continua mesmo em situações de blecaute. Fonte: Exkalla

O sistema de segurança é um controle muito importante para o condomínio, pois permite identificar e controlar entradas e saídas, e garantir o funcionamento de câmeras e alarmes, necessários para o bem-estar dos moradores. 

Quando um condomínio é equipado com um gerador de energia, ele garante o funcionamento de todo esse sistema perfeitamente mesmo com a queda de energia, então, o desempenho do controle de todas as áreas não é afetado.

O gerador de energia representa benefícios e comodidades para o dia a dia em um condomínio, por isso, escolher um empreendimento com o equipamento possibilita todo o conforto necessário para viver bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.