Exkalla Blog - Telas de proteção para janelas
Tela de proteção para janelas: cuidado com animais, crianças e adultos

Telas de proteção para janelas: cuidado com os animais, crianças e adultos.

Para quem mora em apartamento, com crianças ou animais, é fundamental ter instalado uma rede de proteção nas janelas e sacadas. Esse cuidado também vale para os adultos, pois proteção nunca é demais, concorda?

E no caso daquele seu bichinho de estimação, gato, cachorro ou ave, que espera ansiosamente uma oportunidade para fugir, mesmo em casas e apartamentos térreos, uma tela para a janela vai garantir segurança e proteção com muito mais eficácia. Afinal, não é sempre que conseguimos estar cem por cento atentos aos pets e qualquer pequeno descuido pode ser decisivo.

Por isso, nós preparamos esse conteúdo para você se programar para instalar esse dispositivo, ou se já tem, as formas de cuidar, limpar e manter a tela de proteção da sua janela eficaz.

Como escolher a rede de proteção da sua janela

Na hora de instalar a sua tela de proteção é muito importante fazer com uma empresa ou prestador de serviço que seja bem recomendado e de confiança, afinal, trata-se de um dispositivo de segurança extremamente importante que pode evitar fatalidades.

Por esse mesmo motivo, a escolha do material também deve ser considerada parte essencial nessa decisão. Além disso, se pergunte quais fenômenos de desgaste a tela vai ficar exposta: Sol? Chuva? Poeira? Esses fenômenos diminuem a vida útil do produto, fique atento!

É importante analisar se o produto escolhido possui certificados dos órgãos de controle de qualidade do Brasil, como NBR, ABNT e INMETRO. Opte por escolher sempre aqueles testados e aprovados pela regulação governamental e com garantia da fabricante.

Não se esqueça de observar tamanho e resistência. A maioria das redes costuma resistir até 50 kg, no entanto, essa capacidade não dura para sempre, com o passar de no máximo 5 anos, é importante trocar para retornar à capacidade inicial.

Onde eu devo instalar uma tela de proteção?

Ao se mudar para uma casa ou apartamento novo bate aquela dúvida de onde é necessário instalar uma rede de proteção, não é mesmo? A dica é: proteja o máximo de lugares possível.

Algumas pessoas se mostram resistentes na hora de colocar uma tela na sacada ou varanda, pois atrapalha a vista panorâmica, do mar, natureza ou cidade. Mas se você tem filhos ou animais, é muito mais importante pensar na segurança e comodidade deles.

Nesse sentido, nossa orientação é não pensar duas vezes. Coloque tela de proteção na sua sacada, varanda, todas as janelas e até mesmo na janelinha do banheiro ou lavabo. Essa última protege, principalmente, animais pequenos como gatos e aves.

Dicas para limpar e conservar a tela de proteção da sua janela:

Nós já falamos anteriormente que as telas de proteção possuem durabilidade limitada, principalmente devido à ação da natureza, como sol, chuva e poeira. Mas existem maneiras de diminuir os efeitos dessas ações e evitar que sua rede se desgaste antes do tempo.

Manter sua tela sempre limpa com produtos adequados e não corrosivos é essencial para manter a durabilidade. A nossa dica é usar sempre itens com menos química possível para fazer a limpeza, como detergente ou sabão neutro e pano úmido.

Não retire a rede da sua janela para lavar ou limpar, muito provável que você não consiga colocá-la da forma adequada novamente e assim pode prejudicar a segurança. Evite manobras bruscas e subir para limpar as partes mais altas da tela sem ajuda e equipamentos adequados, você pode causar um acidente.

NBR 16 046 de 2012: a regulamentação oficial para telas de proteção:

Nós alertamos para a importância da escolha de telas e fabricantes que são certificadas pelos órgãos de regulamentação, mas você sabia que existe uma norma específica para esse tipo de produto?

Isso mesmo, NBR é a sigla para Normas Brasileiras, um conjunto de diretrizes elaboradas pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que buscam padronizar rigorosamente os processos de produção dos produtos e assim, garantir ao consumidor que aquele item é de qualidade.

Para as redes de proteção, a norma é NBR 16 046, do ano de 2012. Ela estabelece diversos critérios para a fabricação das telas, além disso, são estabelecidas diretrizes para a instalação correta, indicando como verificar a capacidade e a resistência.

As instruções de uso e conservação devem ser fornecidas, expressamente, pelo instalador, bem como, deve ser afixado as informações principais, como CNPJ e nome da empresa responsável.

Não perca tempo. A hora de instalar a sua rede de proteção e manter sua família segura é agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.