Exkalla - Documentação necessária para comprar um imóvel com a Exkalla - Exkalla Documentação necessária para comprar um imóvel com a Exkalla - Exkalla
ezequiel-garrido-kinvmUSgOTA-unsplash

Documentação necessária para comprar um imóvel com a Exkalla

Comprar um imóvel pode parecer um processo complicado e bem trabalhoso por causa das diversas etapas que envolvem escolher o imóvel, entender os tipos de pagamento, e, principalmente, organizar a documentação necessária para adquiri-lo. 

A documentação é um dos pontos mais importantes, pois é por meio dela que se garante a regularidade do negócio e são evitados diversos imprevistos ou atrasos durante ou após a aquisição do imóvel.

Entretanto, ao comprar um imóvel com a Exkalla Construtora e Incorporadora, você pode lidar com esse processo de maneira muito mais simplificada, seja você um investidor ou um comprador em busca do apartamento dos sonhos.

Confira a seguir qual é a documentação necessária para comprar um imóvel.

Modelo de negócio da Exkalla

A Exkalla Construtora e Incorporadora oferece um modelo de negócio no qual seus clientes não são submetidos a situações burocráticas complicadas. Os recursos utilizados são da empresa e correspondem a  fundos compostos por cotas fracionadas adquiridas por investidores.

A ideia central do modelo é liquidar todos os possíveis gastos durante o período de construção. Isso é feito por meio da comercialização de cotas para os investidores, em que os recursos da empresa são captados e, finalmente, o produto é incorporado. 

Uma cota é igual a uma parte da unidade, e ela pode ser fracionada entre mais de um investidor, por exemplo. Fica a critério do investidor fazer ou não essa escolha, ou seja,  mais praticidade para lidar com a documentação e os gastos, bom retorno para os investidores e um processo de compra mais funcional e bem articulado para o consumidor final.

Comprar um imóvel novo é mais simples do que parece

Quando você está para comprar o bem mais importante da vida, que envolve muitas pessoas e muito dinheiro, é natural que o processo seja extenso, mas não  complicado.

Para comprar um apartamento em Santo André, por exemplo, você pode sempre contar com os profissionais da Exkalla, que vão ajudá-lo em  cada passo.

Vamos começar simplificando a burocracia. A documentação necessária abaixo é o que você precisará apresentar ao realizar a compra.

documentação necessária para comprar um imóvel com a Exkalla

Agora, vamos explicar os detalhes para você. 

Documentação necessária dos investidores da Exkalla

Para os investidores que buscam adquirir cotas do negócio e tornar-se sócios da empresa formalizada para cada empreendimento, na Exkalla Construtora e Incorporadora encontram um acordo sólido, em que é possível realmente ter certeza de onde o seu recurso será aplicado.

Após adquirir a fração, basta montar um fundo social de participação por meio de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP). Trata-se de uma sociedade empresária que vincula internamente os sócios de um negócio.

Por fim, a Exkalla Construtora e Incorporadora faz a gestão de toda a documentação contábil e jurídica, e a sociedade de propósito específico é aberta, constituída e composta pelos sócios agregados ao negócio por meio da constituição de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP), ao realizarem seus investimentos.

Os documentos necessários para tornar-se um investidor e/ou sócio da empresa são:

  • Carteira de identidade – RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento (se o comprador for solteiro(a)) ou Certidão de casamento (se estiver em um matrimônio);
    • Regime de comunhão universal de bens ou regime de separação total de bens: É necessária a escritura e o registro do pacto antenupcial;
  • Comprovante de residência atualizado (3 meses);
  • Caso seja investidor PJ, enviar contrato social da empresa e/ou última alteração contratual e cartão CNPJ.

Para realizar a negociação, tornar-se sócio e/ou investidor, é necessário entrar em acordo com a empresa por meio dos seguintes contratos:

  • Contrato de Sociedade em Conta de Participação (SCP)

Nesse tipo de acordo, os investidores entram como sócios participantes, popularmente conhecidos como “sócios ocultos”, para integralizar o fundo social estimado.

É por meio desse contrato que os clientes podem optar por comprar uma cota do empreendimento. Eles passam a ser, então, sócios ostensivos, cujos nomes aparecem no contrato social da empresa, pois serão agentes atuantes e assumirão todas as responsabilidades civis e tributárias necessárias.

Nesse tipo de negociação, o cliente terá direito ao lucro, caso ocorra. Porém, é importante lembrar que todas as aparições públicas e responsabilidades perante o governo não são de seu total controle.

  • Regime Especial Tributário do Patrimônio de Afetação

No caso do regime de afetação, a incorporadora submete a empresa SPE ao Regime de Patrimônio de Afetação, pelo qual o terreno, os demais bens e os direitos vinculados à incorporação são separados do seu patrimônio geral e, então,  destinados exclusivamente à construção e à incorporação do empreendimento.

Assim, ocorre a separação patrimonial, num processo em que o patrimônio afetado é destinado exclusivamente ao empreendimento, e o remanescente é utilizado para saldar as demais obrigações.

O objetivo desse tipo de negócio é recuperar a construção civil com a venda de imóvel em planta, para a segurança jurídica dos clientes finais na compra do imóvel.

Documentos dos compradores de imóveis da Exkalla

documentos necessários para os compradores

Para os compradores que desejam adquirir um imóvel, é importante que a análise do score de crédito seja positiva. Além disso, o cadastro positivo também pode ajudar o comprador a obter melhores taxas de juros junto ao banco/consórcio que ele deseja escolher para financiar o seu imóvel a fim de quitar o saldo devedor.

Para isso, é essencial que, no momento da compra, sejam apresentados os seguintes documentos e o contrato de venda assinado:

  • Carteira de identidade – RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento (se o comprador for solteiro(a)) ou Certidão de casamento (se estiver em um matrimônio);
  • Comprovante de residência atualizado (3 meses);
  • Comprovante de renda formal (3 últimos holerites) e registro na carteira de trabalho (página de registro);
  • Comprovante de renda informal;
  • Imposto de renda (para renda formal e também caso opte pela utilização do FGTS);
  • Número do PIS.

Atenção: mesmo para os empreendimentos que estão em fase de construção, é necessário enviar os dados para a análise do score de crédito.

Chegou o momento!

Agora que você conhece a documentação necessária para adquirir seu imóvel com a Exkalla Construtora e Incorporadora, e também descobriu como esse é um processo mais simplificado, chegou o momento de realizar sua negociação. 

Você pode conferir mais informações por meio da página de contato. Boa aquisição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.