Entenda como funciona o depósito caução na hora do aluguel
Você sabia que o caução na hora de alugar um imóvel também é um investimento? O valor é devolvido no final do contrato com correção da poupança. Para quem vai alugar pela primeira vez, alguns pontos e detalhes locatícios podem surpreender e causar certas dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas dicas.
Garantia Locatícia
De acordo com a Lei do Inquilinato, há três opções de garantia e quem escolhe qual será usada, é o dono do imóvel. O depósito caução requer um determinado valor assim que o inquilino assina o contrato, geralmente o correspondente a três aluguéis.
Mas para que ele serve? O depósito é uma garantia que o proprietário tem caso haja problemas de pagamento posteriormente. Ao final do contrato, o dinheiro é devolvido ao inquilino, com correção monetária de acordo com a poupança.
Em alguns casos, o contrato é firmado alegando que esse valor será compensado nos últimos 3 meses de aluguel, ou seja, nesse caso o antigo morador não precisará se preocupar com os valores de aluguel.
Esse método é um dos mais utilizados por locatários, tomando frente da opção que requer fiador e até seguro fiança. Na hora de locar o futuro imóvel, é importante ler atentamente o contrato já que ambos os interessados no imóvel têm direitos e deveres a serem cumpridos.