Exkalla - Entenda como funciona o depósito caução na hora do aluguel
Notes of Real, Brazilian currency. Money from Brazil. Concept of corrupt politician, corruption, money laundering. Anonymous man offers large amount of cash bills in an envelope

Entenda como funciona o depósito caução na hora do aluguel

Você sabia que o caução na hora de alugar um imóvel também é um investimento? O valor é devolvido no final do contrato com correção da poupança. Para quem vai alugar pela primeira vez, alguns pontos e detalhes locatícios podem surpreender e causar certas dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas dicas.

Garantia Locatícia

De acordo com a Lei do Inquilinato, há três opções de garantia e quem escolhe qual será usada, é o dono do imóvel. O depósito caução requer um determinado valor assim que o inquilino assina o contrato, geralmente o correspondente a três aluguéis.

Mas para que ele serve? O depósito é uma garantia que o proprietário tem caso haja problemas de pagamento posteriormente. Ao final do contrato, o dinheiro é devolvido ao inquilino, com correção monetária de acordo com a poupança.

Em alguns casos, o contrato é firmado alegando que esse valor será compensado nos últimos 3 meses de aluguel, ou seja, nesse caso o antigo morador não precisará se preocupar com os valores de aluguel.

Esse método é um dos mais utilizados por locatários, tomando frente da opção que requer fiador e até seguro fiança. Na hora de locar o futuro imóvel, é importante ler atentamente o contrato já que ambos os interessados no imóvel têm direitos e deveres a serem cumpridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.