Posso usar meu FGTS para comprar empreendimentos em construção?
Comprar um apartamento ainda em construção é o sonho de muita gente. Ser o primeiro morador, alterar baseado na personalidade enquanto ainda está em obras, além do tempo disponível para se preparar, decidir mobília e decoração enquanto o imóvel fica pronto. Incrível, né?
Para a experiência ficar ainda melhor, usar o seu saldo do FGTS pode facilitar e complementar o orçamento disponível para investir no apê novo! No entanto, algumas pessoas têm encontrado dificuldades para usar o Fundo de Garantia para pagamentos de imóveis ainda em construção.
Teoricamente, essa é uma prática não permitida pela legislação do fundo, ou seja, o valor em conta só pode ser usado em imóveis já prontos, com chave e habite-se. Porém, nosso artigo de hoje é para ajudar você a conquistar o empreendimento dos seus sonhos, ainda em construção, usando o dinheiro do seu FGTS.
Como usar o saldo do FGTS para comprar apartamento na planta?
Usar o saldo do seu Fundo de Garantia para comprar um apartamento na planta deve ser mediante um acordo particular firmado com a construtora ou incorporadora e cliente.
É preciso lembrar que ela só terá acesso a esse valor apenas com o imóvel entregue. Esse contrato deve significar que você se compromete a utilizar o saldo disponível para quitar uma parte do valor do apartamento.
É importante ressaltar que o pagamento só é realizado após o empreendimento ficar pronto e a prefeitura já emitiu o habite-se. O Habite-se é emitido pelo município de residência, servindo como documento que comprova que o imóvel já está pronto para ser residido, além disso, ele atesta que fora construído sob as normas de construção vigentes e não há nenhuma pendência de regulamentação.
Portanto, mesmo que as negociações a respeito do uso do seu Fundo de Garantia tenham sido realizadas anteriormente, a finalização desse processo só se dará mediante a entrega das chaves.
Regras para usar o FGTS na compra de um imóvel
Agora que você já sabe como usar o seu FGTS para comprar um apartamento na planta, vamos resumir as regras básicas de que pode usar, documentações necessárias e alguns pré-requisitos para usar o seu saldo e facilitar a compra do imóvel dos seus sonhos!
Para que seja possível, é importante não ter nenhum outro financiamento em andamento, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no seu nome, ter, no mínimo, 3 (três) anos de depósito na conta do FGTS, também não pode ser titular de outro imóvel, nem ter algum processo de compra em andamento.
Além disso, é imprescindível que o imóvel seja para fins residenciais e esteja enquadrado no limite de valor para esse tipo de operação, ou seja, não pode custar mais que 1,5 milhão.
Use seu FGTS para comprar um apartamento Exkalla
A Exkalla tem diversos empreendimentos prontos para morar ou ainda na planta esperando você para adquirir a sua unidade!