A importância de viver uma vida com mais qualidade - Exkalla
happy woman stretches and  opens curtains at window in morning

A importância de viver uma vida com mais qualidade

A rotina das pessoas está cada vez mais agitada e pouco tempo sobra para colocar equilíbrio entre mente, corpo e emoção. Um dos objetivos mais falados na atualidade é ter mais qualidade de vida, viver com sabedoria e plenitude. Mas afinal, o que é de fato qualidade de vida e como alcançamos esse patamar tão desejado?

O que é qualidade de vida?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define qualidade de vida como sendo “a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.”

Já que todos os fatores acima são particulares para cada pessoa, ou seja, cada um tem seus objetivos e valores, morar na praia pode ser ideal para alguém e extremamente irritante para outro. Essas diferenças não anulam possíveis fatores em comum que são associados a bem-estar e causam satisfação para quem os alcança.

Por que ela é tão importante?

Quando citamos ali em cima a correria e tensão rotineiras, é fácil lembrar de trabalho em excesso, falta de lazer e é claro, descanso, tempo para cuidar da saúde e da mente. Justamente por isso, um dos principais pontos que uma vida com qualidade exige é equilíbrio, dosar cada um dos focos que nos trazem alegria e boas sensações, para não errar por excesso ou falta de algo.

Como ter a tão sonhada qualidade de vida?

Quando falamos em construir uma vida melhor, é importante ficar atento aos hábitos e costumes, melhorar o necessário e manter aquilo que já traz retorno. Como está a alimentação? Esse é um ponto extremamente importante, um corpo saudável é a peça fundamental para ter mais disposição e saúde. Mas como já dito antes, tudo é uma questão de balanceamento, ou seja, tudo bem em agradar o paladar de vez em quando com aquela comida que não é tão saudável, mas é deliciosa e faz bem para a alma.

Aqui vai uma lista de coisas para incorporar na rotina e viver de um jeito mais leve:

-Praticar exercícios físicos;

-Cuidar da alimentação;

-Dormir a quantidade de horas necessárias para o corpo descansar;

-Sorrir mais;

-Tirar um tempo para relaxar e se divertir;

-E, é claro, cuidar da autoestima.

Tire um tempo para você, cuide de situações que exigem mais cuidado e atenção em cada momento da vida. Eleja prioridades e não deixe que o trabalho tire todas as suas energias. Focar no sucesso e realização profissional é importante, mas não é tudo. Lembre-se: a chave para uma vida com mais qualidade é o EQUILÍBRIO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.