Comprei um apartamento, e agora? - Exkalla
happy-couple-in-a-couch

Comprei um apartamento, e agora?

Entenda o que fazer antes de se mudar definitivamente para um imóvel novo.

Comprar um apartamento é o sonho de inúmeras pessoas, mas é um processo que gera muitas dúvidas nos futuros moradores.

A burocracia é grande, e diversos documentos são exigidos para que a compra seja finalizada com sucesso, evitando que você tenha qualquer contratempo no futuro.

Entre eles, é possível citar os pessoais, como por exemplo: RG, CPF, Comprovante de renda mensal, comprovante de estado civil e declaração do Imposto de Renda. Há também os documentos referentes ao imóvel, como certidão do Habite-se e escritura.

Ao assinar toda a papelada, segurar o ímpeto de se mudar para o imóvel novo é uma tarefa extremamente complicada.

No entanto, é preciso prestar atenção em vários detalhes antes de deixar sua casa do seu jeito:

Ligação de luz e água

Logo após o recebimento das chaves, é fundamental solicitar que as ligações de água e energia elétrica sejam realizadas.

Para a luz, a companhia da cidade é responsável por esse procedimento, sendo que é dever do proprietário informar o tipo de ligação do imóvel e a carga aproximada (pontos de lâmpadas, tomadas e aparelhos que serão ligados).

Já o pedido de ligação de água e esgoto é feito para a concessionária responsável pelo abastecimento na cidade em que o imóvel está localizado.

Chuveiro e outros itens elétricos

Ao investir em um apartamento na planta, é primordial ter em mente que alguns itens precisam ser instalados, tais como o chuveiro e o sistema de aquecimento de água e luz.

Outro aspecto que deve ser observado é a área de serviço. Instalar vidros na varanda valoriza o apartamento recém-comprado e protege o local contra qualquer intempérie.

Decoração

Esse é um dos momentos mais aguardados de qualquer obra, visto que, de forma geral, a decoração do apartamento deve ser bonita, funcional e principalmente ser do agrado do comprador.

Isso porque é preciso pensar na composição de todos os ambientes do imóvel, levando em consideração a parte elétrica, os acabamentos com gesso e nos pisos, além do melhor aproveitamento do espaço.

Tecnologia

Atualmente, a maioria das residências possuem internet e televisão a cabo. Portanto, é preciso contatar a operadora para fazer a ligação geral dos cabos. Quem já conta com uma assinatura, basta comunicar a mudança de endereço à empresa.

Apesar de tudo isso, vale ressaltar que antes da mudança, é essencial fazer uma vistoria no apartamento – procedimento feito por um engenheiro ou arquiteto – com o objetivo de identificar alguns problemas que não foram percebidos anteriormente.

Como é possível perceber, comprar um apartamento é um passo importante na vida de qualquer pessoa.

Mas, se tudo for feito com calma e do jeito certo, nada dará errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.