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Portaria 24 horas x Portaria Virtual

Descubra qual o controle de acesso mais adequado para seu condomínio. 

Um dos maiores desafios dos condomínios é cuidar da gestão da portaria.

A portaria de um condomínio é ponto crucial, tanto no quesito custo quanto no quesito segurança.

No quesito custo, fazer sua manutenção e gestão de pessoal exige que se tenha uma verba disponível, uma vez que sendo 24 x 7 é necessário ter uma equipe em tempo integral.

Alguns prédios optam por manter funcionários do próprio condomínio. Já outros acham que a melhor solução é terceirizar o serviço. Ainda assim, a função exige experiência, treinamento, suprimentos, valores adicionais para a equipe noturna e uma série de outros custos.

Os condomínios que optam por manter a equipe de porteiros alegam como vantagens desse sistema os seguintes pontos:

Segurança 

  A presença de porteiro garante, aliado com equipamentos e treinamento especializado, um maior nível de segurança no ponto mais vulnerável dos condomínios – entrada e saída de carros e pedestres. Os porteiros conhecem seus moradores, hábitos e veículos e conseguem identificar com mais precisão quando há alguma situação que parece ameaçadora. Além disso, em caso de qualquer contratempo, a presença de um profissional preparado, permite que ele haja de forma preventiva. Outra questão, conhecendo os moradores, muitos porteiros podem barrar a saída de crianças ou a entrada de desconhecidos.

Não depende da energia elétrica/falhas técnicas 

 A presença do porteiro na guarita permite o controle de acesso mesmo que falte energia elétrica ou tenha uma pane no sistema de automação dos portões.

Recebimento de encomendas 

 Uma das vantagens de ter a função presencial do porteiro é a comodidade. Por exemplo, numa época em que os serviços delivery e entregas estão cada vez mais comuns, o porteiro passou a ter papel fundamental no recebimento de encomendas, mesmo quando os moradores não estão em casa, sendo possível pegar sua encomenda a qualquer hora do dia ou da noite e, até mesmo, de madrugada. 

Criar relações humanas 

 Em casos de edifícios que optam por porteiros contratados, não terceirizados, é bastante comum que fiquem por anos na função criando amizade e laços de confiança com os moradores, a ponto de criar uma relação quase afetiva entre os dois lados.

Agrega valor

O condomínios com serviço de portaria 24 horas possuem um valor de venda e aluguel mais valorizado do que condomínios sem porteiro presencial. 

Portaria virtual

Em contrapartida, a portaria virtual está sendo cada vez nos condomínios. Ou seja, substituir a equipe de porteiros por um sistema que monitora o controla o acesso remotamente, por meio de câmeras e controles de acesso.

Essa solução também permite, alguns casos, que o próprio morador abra e feche os portões por aplicativos de celular. Soluções mais modernas, permitem acessos por app, tags ou biometria.

Uma das principais vantagens desse sistema é ter um custo menor do que a manutenção de uma equipe de porteiros presencial.

Porém, a utilização desse sistema suscita muitas dúvidas dos moradores, criando uma certa resistência na contratação do serviço.

Como fica o recebimentos de encomendas ?

Quando o morador recebe uma encomenda e está em casa, a portaria remota vai avisar o morador da chegada do portador. Quando o morador está ausente, muitos condomínios, optam por manter o zelador como um “gerente” que resolve as situações que não é possível resolver à distância. Sendo assim, recebe encomendas e correspondências e acompanha os prestadores de  serviços.

Como fica a questão do recebimento de compras e comida via delivery?

O porteiro comunica o morador sobre a chegada do entregador, e ele desce para buscar. Nesse caso, costuma não ser permitido “guardar” a encomenda na ausência do morador.

Não é para todos os condomínios

Apesar das vantagens, nem todos os edifícios são bons candidatos para esse tipo de serviço. Empreendimentos de grande porte, com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem apresentam mais dificuldades para a implantação e bom desempenho do sistema. As empresas do setor costumam recomendar que o serviço de portaria eletrônica seja adotado com prédios que não ultrapassem 40 apartamentos.

Segundo os fornecedores especializados, a portaria digital também é uma forte aliada da segurança, uma vez  que sem um porteiro físico no local, elimina-se o risco do profissional ser rendido por assaltantes, aumentando a segurança dos moradores e dos funcionários. Além disso, por meio do controle integrado, também é possível registrar detalhes do acesso aos interiores da estrutura predial. 

A adoção de porteiros profissionais ou portaria remota é uma decisão que deve ser tomada em assembleia levando em consideração fatores como segurança, comodidade, custo entre outros critérios.

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