Morar na Vila Assunção, em Santo André, é perfeito para famílias - Exkalla
Santo André – Bairro Vila Assunção

Morar na Vila Assunção, em Santo André, é perfeito para famílias

O bairro Vila Assunção, em Santo André, no ABC paulista, é reconhecido por ser sinônimo de qualidade de vida. Tranquilidade, áreas verdes,  praticidade e comodidade são características do bairro. Bem abastecido de serviços, comércios, hospitais e escolas, o bairro tem história longa, e a região mantém-se há anos entre as mais procuradas de Santo André. É o lugar preferido para o morar de famílias com crianças até casais de idosos.

Como é morar na Vila Assunção

O bairro Vila Assunção, embora bastante calmo, é autossuficiente. Tem localização estratégica, é vizinho do centro de Santo André, garante proximidade da região mais efervescente da cidade, do Grand Plaza Shopping, de serviços e da estação de trem Prefeito Celso Daniel Santo André. Assim, pode-se optar por viver completamente na cidade da região metropolitana, com acesso fácil e rápido a São Paulo.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza e praticar esportes ao ar livre, é na Vila Assunção que está o Parque Central de Santo André. Com mais de 40 mil m2 de gramado, playground, pista para correr e andar de bicicleta, quadras esportivas, campo de futebol e até palco para apresentações, é um verdadeiro pulmão verde no coração do bairro, que pode ser aproveitado tanto durante a semana quanto nos finais de semana.

Parque Central. Fonte: Raul Pereira Arquitetos Associados

Parque Central. Fonte: Raul Pereira Arquitetos Associados

Comércio e serviços na Vila Assunção

A Vila Assunção destaca-se pela completa infraestrutura em poucas quadras, já que o bairro conta com uma variedade de hospitais, escolas e comércios.

O bairro é o centro hospitalar de Santo André, localizam-se nele importantes hospitais, como o Hospital Estadual Mário Covas, o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e o Centro Hospitalar do Município de Santo André, além de clínicas médicas especializadas.

No setor educação, o bairro também conta com uma variedade de opções, tanto públicas quanto privadas, desde Educação Infantil até Ensino Médio, como as Escolas Estaduais Doutor Celso Gama e Professora Hermínia Lopes Lobo, e as privadas Centro Educacional O Bosque e Colégio Adventista de Santo André.

O bairro também conta com unidades de ensino superior, como a Universidade Anhanguera e a Universidade Cruzeiro do Sul.

A variedade de áreas de lazer ao ar livre e a presença de muito verde é outra característica importante do bairro Vila Assunção. Além do Parque Central, visitado por moradores de toda a região do ABC, ótimo para piqueniques, para a prática de atividades físicas, e para  passear com crianças e cachorros, o bairro conta com o histórico Parque Ipiranguinha e a Praça Assunção, perfeitos para passar uma tarde tranquila num entorno verde.

Entre os parques Central e Ipiranguinha, estão surgindo novos empreendimentos únicos, o Quintas de Niágara, e proximamente o Villa Antinori e o Roriz, são opções ideais para quem deseja viver em harmonia com a natureza, sem deixar de lado a praticidade da cidade.

Parque Ipiranguinha. Fonte: Repórter Diário

Parque Ipiranguinha. Fonte: Repórter Diário

Para a diversão das crianças, além dos parques, está localizada no bairro a Sabina Escola Parque do Conhecimento, um museu interativo do conhecimento que tem até uma mini-cidade, que fica ao lado do Planetário e do Teatro Digital de Santo André.

A Paróquia Matriz de Santo André, localizada na Praça Presidente Vargas, é um ponto de referência no bairro, lugar de encontro e eventos como a festa junina.

Comércios e restaurantes também são outro ponto forte da Vila Assunção. O Shopping ABC é um pequeno centro comercial muito querido pelos moradores, que conta com lojas e restaurantes como o Pecorino e o famoso Paris 6.

Ali perto está o Grand Plaza Shopping, centro comercial de maior escala, ao lado da estação de trem e do terminal de ônibus, que além de variedade de lojas e restaurantes conta com um complexo de cinema.

A Vila Assunção conta com rotas gastronômicas importantes. A Avenida Portugal, junto com a Rua das Figueiras, compõem eixos com opções variadas de bons restaurantes, que vão desde lugares tradicionais, como a Churrascaria e Pizzaria São João, na cidade desde 1950, e a Padaria Brasileira, famosa pelos salgados e pela coxinha, aos mais novos e já muito reconhecidos, como a Pizzaria Grazie Napoli.

 

Mobilidade na Vila Assunção

Ir de um lugar a outro desde a Vila Assunção é prático e pode ser feito de diversas maneiras. Para os que preferem viver a vida do local e se locomover a pé ou em bicicleta, este é o bairro perfeito de Santo André. Tranquilo, arborizado e com tudo o que é necessário perto, é possível resolver tudo o que se precisa sem ir muito longe.

Para se locomover até outros pontos de Santo André desde a Vila Assunção, também se pode utilizar o sistema de ônibus da cidade, que conta com uma rede ampla que comunica todos os bairros.

Apesar disso, saindo da Vila Assunção é possível chegar ao centro de São Paulo de maneira ágil e rápida. A estação de trem Prefeito Celso Daniel Santo André, linha 10 da CPTM, a apenas 10 minutos de carro do centro do bairro, tem conexão com as linhas 2 (verde) e 3 (vermelha) do metrô de São Paulo, facilitando a conexão até a Avenida Paulista, o Centro e a Faria Lima, por exemplo.

? Partindo da Estação Prefeito Celso Daniel Santo André, linha 10 da CPTM:

  • Para a Av. Paulista: 36 min.
  • Para a Av. Faria Lima: 45 min.

? Partindo da Praça Assunção:

  • Para a Avenida Paulista:  38 min.
  • Para a Avenida Faria Lima: 39 min.
  • Para a Estação Prefeito Celso Daniel Santo André: 8 min.

?‍♀️ Partindo da Praça Assunção:

  • Para o Parque Central: 3 min.
  • Para o Shopping ABC: 4 min.
  • Para a Estação Prefeito Celso Daniel Santo André: 13 min.

Curiosidades da Vila Assunção

A Vila Assunção, antes de se tornar um bairro, era uma área destinada à criação de cavalos, o Haras Juaçaba. Implantado por volta de 1918, por Erasmo Assunção, o haras funcionou até 1950. Nele se localizava a casa-sede da família Assunção, onde passavam os finais de semana e as férias, o que explica o nome do bairro. Atualmente a antiga casa da família Assunção abriga a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman.

O chamado Parque Ipiranguinha, mais do que um parque, é um importante lugar de memória da Vila Assunção. A área onde hoje é o parque antigamente era uma significativa fábrica, a Tecelagem Silva & Seabra, que utilizava a água do córrego Ipiranguinha no seu processo produtivo. Tanto a fábrica quanto o local ficaram conhecidos com o nome do córrego.

Festa italiana de Santo André. Fonte: Gastronominho

Festa italiana de Santo André. Fonte: Gastronominho

Após o loteamento do bairro, a fábrica foi responsável por trazer muitos dos primeiros moradores da Vila Assunção, que viviam em casas operárias nos arredores de Ipiranguinha. Imigrantes italianos ficaram conhecidos pelas tradicionais festas que promoviam, como a dos napolitanos e a do Divino, celebrações que seguem agitando o bairro até os dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.